AGENDA

Acompanhe a programação do evento e não perca as principais atividades

atualizado em 8 de abril de 2018
faça o download em .pdf

19:00 – 19:30
AUDITÓRIO PRINCIPAL  EVENTO EXCLUSIVO | MEDIANTE CONVITE INDIVIDUAL

CERIMÔNIA DE ABERTURA

General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, Comandante do Exército Brasileiro


19:30 – 20:30
EXPOSIÇÃO DE MATERIAIS  EVENTO EXCLUSIVO | MEDIANTE CONVITE INDIVIDUAL

INAUGURAÇÃO E VISITAÇÃO À EXPOSIÇÃO DE MATERIAIS


20:30 – 22:00
LOUNGE  EVENTO EXCLUSIVO | MEDIANTE CONVITE INDIVIDUAL

COQUETEL DE ABERTURA

10:00 – 10:30
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO LIVRE

TECNOLOGIAS DE DEFESA E SEGURANÇA

Palestrante:
Empresas CBC / Taurus


10:35 – 11:30
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO LIVRE

PROGRAMA SISFRON - ATUALIDADES E PERSPECTIVAS PARA A 2ª FASE

O Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) é um sistema de sensoriamento e de apoio à decisão em apoio ao emprego operacional, atuando de forma integrada, cujo propósito é fortalecer a presença e a capacidade de monitoramento e de ação do Estado na faixa de fronteira terrestre, potencializando a atuação dos entes governamentais com responsabilidades sobre a área. Foi concebido por iniciativa do Comando do Exército em 2008, em decorrência da aprovação da Estratégia Nacional de Defesa, a qual orienta a organização das Forças Armadas sob a égide do trinômio monitoramento/controle, mobilidade e presença. Esta palestra abordará a 2ª Fase do Programa Estratégico SISFRON.

Palestrante:
à divulgar


11:35 – 12:30
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO LIVRE

GESTÃO DO ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO E PERSPECTIVAS PARA O 4G E 5G NO BRASIL

A palestra busca apresentar um panorama sobre a gestão do espectro Eletromagnético e perspectivas para o 4G e 5G no Brasil, apresentar as possibilidades de avanços com a tecnologia 5G e analisar o emprego de novas tecnologias como soluções táticas e de interoperabilidade para as Forças Armadas.

Palestrante:
Tarcísio Aurélio Bakaus, Coordenador na Área de Gestão do Espectro, Órbita e Rádiodifusão da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL)


13:30 – 14:30
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO PREMIUM

O PANORAMA DA DEFESA CIBERNÉTICA NA ESPANHA E AS DEMANDAS E DESAFIOS ATUAIS E FUTUROS

Uma demanda premente em todos os países nos dias atuais é estabelecer estruturas e metodologias que possam fazer frente às ameaças cibernéticas. Neste sentido, a palestra abordará temas transversais relativos à cibersegurança e a ciberdefesa na Espanha.

Palestrantes:
General de Divisón Carlos Gómez López de Medina, Comandante Jefe del Mando Conjunto de Ciberdefensa


14:35 – 15:35
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO PREMIUM

O PANORAMA DA DEFESA CIBERNÉTICA NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E AS DEMANDAS E DESAFIOS ATUAIS E FUTUROS

Uma demanda premente em todos os países nos dias atuais é estabelecer estruturas e metodologias que possam fazer frente às ameaças cibernéticas. Neste sentido, a palestra abordará temas transversais relativos à cibersegurança e a ciberdefesa nos Estados Unidos da América.

Palestrantes:
US Cyber Command


15:40 – 16:40
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO PREMIUM

O PANORAMA DA DEFESA CIBERNÉTICA NA COLÔMBIA E AS DEMANDAS E DESAFIOS ATUAIS E FUTUROS

Uma demanda premente em todos os países nos dias atuais é estabelecer estruturas e metodologias que possam fazer frente às ameaças cibernéticas. Neste sentido, a palestra abordará temas transversais relativos à cibersegurança e a ciberdefesa na Colômbia.

Palestrantes:
Contralmirante John Gallo, Comandante del Comando Conjunto Cibernético


16:50 – 17:20
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO PREMIUM

COFFEE BREAK


17:25 – 19:00
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO PREMIUM

HACKERS ATTACK AND HOW TO FIGHT BACK

O hacker mais famoso do mundo, o autor mais vendido e o maior palestrante em segurança cibernética da atualidade fará sua apresentação semelhante à um show de mágica da tecnologia que incluirá uma demonstração ao vivo de hackeamento. No passado, um dos "Mais Procurados do FBI", por ter invadido 40 grandes corporações apenas pelo desafio, Kevin agora é um consultor de segurança confiável para a Fortune 500 e governos em todo o mundo.

Palestrante:
Kevin Mitnick, CEO at Mitnick Security Consulting


10:30 – 11:30
AUDITÓRIO DE COMUNICAÇÕES E GUERRA ELETRÔNICA  ACESSO LIVRE

DESAFIOS ATUAIS PARA A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES

Em um cenário de constante avanço tecnológico e maior dependência dos meio de TIC, torna-se necessário a capacitação e preparo das equipes de SIC. Neste contexto, a palestra busca abordar as principais ameaças atuais e os desafios encontrados na preparação e emprego dessas equipes, bem como, as novas tecnologias empregadas para Segurança da Informação e Comunicações em empresas e organizações.

Palestrante:
à divulgar


13:30 – 15:00
AUDITÓRIO DE COMUNICAÇÕES E GUERRA ELETRÔNICA  ACESSO LIVRE

LONG TERM EVOLUTION (LTE)

LTE é sigla de Long Term Evolution (Evolução no Longo Prazo, em tradução livre), referindo-se à quarta geração da tecnologia de telefonia móvel (4G) atualmente em uso na maior parte do mundo. O LTE é um padrão de redes celulares que permite banda larga móvel com velocidades de conexão de até 100 Mbps, possibilitando uma maior abrangência de comunicações de voz e transferência de dados. Neste painel, será abordado o estágio atual do LTE, ressaltando a migração das redes APCO25 de radiocomunicação troncalizada para esse padrão e a experiência do seu uso nas operações de Comunicações Críticas.

Painelistas:
• à divulgar
• à divulgar
• à divulgar

Moderador:
• à divulgar


15:30 – 17:00
AUDITÓRIO DE COMUNICAÇÕES E GUERRA ELETRÔNICA  ACESSO LIVRE

PLATAFORMAS DE GUERRA ELETRÔNICA (GE)

Tão importante quanto o desenvolvimento de sistemas de Guerra Eletrônica (GE) é a instalação desses meios em plataformas que lhes confiram mobilidade tática e eficiência operativa. Nesse sentido, este painel abordará importantes inovações em se tratando de plataformas de GE atuais, cuja flexibilidade e robustez tornam os sistemas embarcados bastante aptos aos desafios e exigências dos cenários de emprego modernos.

Painelistas:
• Carlo Simotti, CEO at Sigma Integrad Systems
• Caio Cruz, Executivo Comercial da Verint Systems
• à divulgar

Moderador:
• à divulgar


10:10 – 12:00
AUDITÓRIO DE SIMULAÇÃO  ACESSO LIVRE

INTEGRAÇÃO DE SIMULADORES: A NECESSIDADE E A APLICABILIDADE PARA O EXÉRCITO BRASILEIRO

A integração de simuladores ou a simulação distribuída, como é conhecida no exterior, permite compor um cenário com vários sistemas diferentes, unindo a simulação virtual, construtiva e viva; simuladores de outros órgãos e simuladores de forças geradas por computador (inteligência artificial). Nesse contexto, o Exército Brasileiro vislumbra empregar os protocolos envolvidos nessa tecnologia no treinamento militar. Para isso, há necessidade de se discutir as vantagens, como o reuso dos modelos e a possibilidade de emprego em simulações combinadas e conjuntas e as desvantagens, como o elevado custo e a necessidade de redes robustas.

Painelistas:
• Raul Ceretta Nunes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
• AEL Sistemas
• Saab

Moderador:
• Coronel Sergio Martins Rocha


14:00 – 14:50
AUDITÓRIO DE SIMULAÇÃO  ACESSO LIVRE

O SIMULADOR DO PROJETO ASTROS 2020

O Projeto ASTROS 2020, coordenado pelo Escritório de Projetos do Exército e realizado em parceria com a UFSM possui em seu escopo o desenvolvimento do simulador do sistema ASTROS 2020, no qual o estado-maior de um Grupo de Mísseis e Foguetes poderá treinar e interagir com demais simuladores do Exército Brasileiro.

Palestrantes:
• General de Brigada R/1 José Júlio Dias Barreto, Gerente do Projeto Astros 2020
• Lisandra Manzoni Fontoura, Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Coordenadora do Projeto de Simuladores do Projeto Astros 2020


15:10 – 16:00
AUDITÓRIO DE SIMULAÇÃO  ACESSO LIVRE

ENGENHARIA DE SISTEMAS BASEADA EM MODELOS VIRTUAIS APLICADA NO DESENVOLVIMENTO AERONÁUTICO

O paradigma da modelagem e simulação para o projeto e desenvolvimento de sistemas aeronáuticos ganhou bastante força nos últimos anos e hoje é uma realidade neste setor. Neste contexto, o objetivo desta apresentação é mostrar como a engenharia de sistema se beneficia destas práticas para o desenvolvimento de complexos seguindo os rígidos padrões do setor da aviação. A primeira parte da apresentação foca em mostrar a complexidade de desenvolvimento de um sistema aeronáutico e o papel da Engenharia de Sistemas neste contexto. Em seguida será abordado como o uso de técnicas de modelagem e simulação viabiliza e facilita a implementação dos processos da Engenharia de Sistemas. Ainda serão apresentados os resultados de um caso real de desenvolvimento de um mesmo sistema por diferentes equipes, em que uma delas optou por utilizar modelagem e simulação, enquanto a outra decidiu por elaborar seus requisitos da maneira tradicional. Ao final, apresentar-se-ão as tendências desta forma de desenvolvimento, seus atuais desafios, bem como as oportunidades futuras.

Palestrante:
à divulgar

10:00 – 10:30
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO LIVRE

INTELIGÊNCIA 360º - EXPLORANDO O DESCONHECIDO

Palestrante:
Shai Arbel, Vice-Presidente de Pesquisa em Inteligência na Verint Systems


10:35 – 11:30
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO LIVRE

SEGURANÇA DA INTERNET DAS COISAS - IOT: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

A Internet das Coisas (Internet of Things - IoT), tem-se firmado como um dos principais caminhos de evolução da Internet. Entretanto, sua disseminação levanta uma série de questões de segurança que vão desde aspectos do desenvolvimento dos dispositivos, passando pela privacidade dos dados e vulnerabilidades dos principais protocolos que compõem este paradigma. Sob a perspectiva da conectividade, os protocolos são abordados segundo seus mecanismos de segurança e vulnerabilidades com uma revisão e análise do estado atual da segurança dos mesmos que permite mapear a superfície de ataque oferecida. Também são discutidos eventos recentes e os principais desafios.

Palestrante:
João Gondim, Professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UNB)


11:35 – 12:30
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO LIVRE

CRIPTOGRAFIA EM APLICAÇÕES DE ESTADO

Palestrante:
Roberto Gallo, Cientista Chefe e Diretor Executivo da Kryptus Segurança da Informação


13:30 – 15:00
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO PREMIUM

A TECNOLOGIA BLOCKCHAIN COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO, INICIATIVAS E DESAFIOS

A tecnologia blockchain tornou-se conhecida por conta de seu uso como uma ferramenta de inovação financeira, com a difusão das criptomoedas. Porém sua utilização não se restringe ao escopo das criptomoedas. O painel busca apresentar e discutir o uso da tecnologia em outros cenários, iniciativas recentes e desafios para sua aplicação. Serão abordadas as experiências dos painelistas em suas respectivas áreas de atuação.

Painelistas:
• Rodrigo Osmar Carelli, CEO da Ensembletec
• Marco Carnut, Fundador e CEO da CoinWise
• Shai Arbel, Vice-Presidente de Pesquisa em Inteligência da Verint Systems
• à divulgar

Moderador:
• Luiz Carlos Rodrigues Pereira, Colaborador da Rede Nacional de Segurança da Informação e Criptografia (RENASIC)


15:15 – 16:45
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO PREMIUM

OS CRIMES CIBERNÉTICOS NO ORDENAMENTO JURÍDICO MUNDIAL E A NECESSIDADE DE UMA LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA

O aumento do desenvolvimento tecnológico pelo mundo, a popularização da internet, computadores e celulares, vem também abrindo caminhos para a prática de novos crimes, não especificados totalmente no ordenamento jurídico brasileiro, os chamados “Crimes Virtuais” ou “Crimes Cibernéticos”. Neste painel serão abordados os desafios e as oportunidades neste novo cenário.

Painelistas:
• Patrícia Peck Pinheiro, Advogada Especialista em Direito Digital
• Arthur Pereira Sabbat, Diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações da Presidência da República (DSIC/PR)
• Delegado da Polícia Federal Rômulo Berrêdo, Chefe do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal
• Saul Tourinho Leal, Advogado Especialista em Direito Constitucional

Moderadora:
• Miriam Wimmer, Diretora do Departamento de Políticas e Programas Setoriais em Tecnologia da Secretaria de Política de Informática (SEPIN) / Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)


16:50 – 17:20
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO PREMIUM

COFFEE BREAK


17:25 – 19:00
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO PREMIUM

FUNDAMENTOS DA INTERNET, NEUTRALIDADE, ABERTURA E ACESSIBILIDADE RELACIONADOS A ASPECTOS DE SEGURANÇA NA REDE

Palestrante:
Demi Getschko, Diretor Presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br


10:30 – 12:00
AUDITÓRIO COMUNICAÇÕES E GUERRA ELETRÔNICA  ACESSO LIVRE

INTERFERIDORES DE SINAL ELETROMAGNÉTICO

O combate moderno – seja ele convencional, de alta intensidade, ou o irregular, travado em áreas urbanas e densamente populadas – tem demandado medidas cada vez mais efetivas em seu objetivos, precisas em seus limites territoriais e altamente eficientes, no sentido de causar o mínimo de efeitos colaterais a civis e terceiros não envolvidos nas hostilidades. Nesse contexto, avultam de importância armamentos não letais, porém de efeitos devastadores sobre os sistemas eletrônicos e as redes de comando e controle do oponente: os interferidores eletromagnéticos. Nesta palestra, serão apresentados alguns sistemas de interferência eletromagnética, capazes de fazer frente às principais ameaças hodiernamente atuantes nos cenários de combate moderno.

Palestrante:
à divulgar


13:00 – 15:00
AUDITÓRIO COMUNICAÇÕES E GUERRA ELETRÔNICA  ACESSO LIVRE

IOT (INTERNET OF THINGS) FUNDAMENTALS - CENÁRIOS, APLICAÇÕES E SEGURANÇA

Atualmente, o avanço em IOT tem demonstrado uma nova tendência para o futuro, com a perspectiva de aumento exponencial no número de dispositivos conectados a internet. O painel busca apresentar os fundamentos e emprego das tecnologias de IOT, observando possíveis cenários de aplicação voltados a operações militares e abordando a importância da segurança desses dispositivos, através de uma análise de casos recentes e possibilidades de impactos da exploração de vulnerabilidades em IOT.

Painelistas:
• Fernando Nery, sócio-fundador da Modulo
• à divulgar
• à divulgar

Moderador:
• à divulgar


15:30 – 17:00
AUDITÓRIO COMUNICAÇÕES E GUERRA ELETRÔNICA  ACESSO LIVRE

MONITORAMENTO DO ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO E SENSORIAMENTO

É unânime a percepção de que a atividade de inteligência atua como principal medida mitigadora de ilícitos, quando aplicada à repressão desses pelas forças de segurança, ou como agente potencializadora das operações militares, por permitirem ações precisas e efetivas, decorrentes do conhecimento prévio do ambiente operativo e do oponente. Em quaisquer dos cenários anteriores – de segurança ou de defesa – destacam-se na produção de inteligência os meios eletrônicos de monitoramento do espectro eletromagnético e de sensoriamento; em relação a essas fontes de informação, serão abordados neste painel os mais modernos sistemas eletrônicos atualmente em uso pelo Exército Brasileiro, os quais admitem, todavia, aplicação imediata em setores de segurança pública e defesa civil.

Painelistas:
• Carlo Simotti, CEO at Sigma Integrated Systems
• à divulgar
• à divulgar

Moderador:
• à divulgar


10:30 – 11:20
AUDITÓRIO DE SIMULAÇÃO  ACESSO LIVRE

O EMPREGO DO SIMULADOR DE APOIO DE FOGO NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS LÍDERES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

A simulação virtual é uma das diversas ferramentas empregadas pela Academia Militar das Agulhas Negras no desenvolvimento de atributos da área afetiva e da área cognitiva nos futuros oficiais do Exército Brasileiro. Nesse contexto, o Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF), fornece a realidade necessária para que os cadetes empreguem conhecimentos relacionados à observação de alvos e de resultados de tiros, gerando um primeiro contato com o mundo da simulação, e reunindo diversos cursos em torno da mesma plataforma e do mesmo objetivo.

Palestrante:
Major Rodrigo de Silva Mendes, Chefe do Simulador do Apoio de Fogo da AMAN


14:00 – 14:50
AUDITÓRIO DE SIMULAÇÃO  ACESSO LIVRE

O EMPREGO DA SIMULAÇÃO VIRTUAL NO TREINAMENTO DAS TROPAS BLINDADAS E MECANIZADAS: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE INSTRUÇÃO DE BLINDADOS

A apresentação tem por objetivo apresentar a experiência acumulada pelo Centro de Instrução de Blindados ao longo de cerca de 10 anos de emprego da simulação virtual tática. Para isso, será abordado o histórico das atividades desenvolvidas e a evolução da metodologia ao longo desse tempo. O cerne da apresentação será um trabalho científico realizado conjuntamente entre o CIBld e a UFSM e apresentado na I/ITSEC.

Palestrante:
Capitão QEM Pedro Procópio de Castro, Centro de Instrução de Blindados (CIBld)


15:10 – 16:00
AUDITÓRIO DE SIMULAÇÃO  ACESSO LIVRE

A INSERÇÃO DO ADESTRAMENTO VIRTUAL NO CENTRO DE ADESTRAMENTO SUL

O Centro de Adestramento Sul, localizado em Santa Maria-RS, é um projeto inovador do Exército Brasileiro que tem como missão contribuir no adestramento e capacitação de tropas de qualquer natureza, preferencialmente blindadas e mecanizadas, para as Operações no Amplo Espectro, por meio da imitação do combate, com ênfase na utilização de meios de simulação, se utilizando de parcerias com universidades locais e empresas da região. O CASul passa atualmente pelo processo de implantação da aplicação dos exercícios de adestramento virtual das tropas blindadas a partir deste ano.

Palestrante:
Coronel Rickman Schimidt, Comandante do Centro de Adestramento Sul

10:00 – 10:30
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO LIVRE

TECNOLOGIAS DE CYBERSEGURANÇA

Palestrante:
Empresa Palo Alto


10:35 – 11:30
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO LIVRE

A CONTRAINTELIGÊNCIA CIBERNÉTICA

Palestrante:
Eduardo Arthur Izycki, Pesquisador da Self-made Lab


11:35 – 12:30
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO LIVRE

PROJETO ESCOLA NACIONAL DE DEFESA CIBERNÉTICA

Palestrante:
Coronel Marcelo Paiva Fontenele, Chefe do Núcleo da Escola Nacional de Defesa Cibernética (NuENADCiber)


13:30 – 15:00
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO PREMIUM

A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE CIBERNÉTICA E A GESTÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS NAS INSTITUIÇÕES

A retenção de talentos para a gestão de Recursos Humanos no âmbito do cenário de cibernética, assim como em outras áreas, é um dos grandes desafios das Organizações e Instituições atualmente. Neste painel serão abordados, tanto o desafio em estabelecer uma trilha do conhecimento, quanto um plano de gestão de talentos que sejam eficazes e agreguem valor para as Instituições e Organizações.

Painelistas:
• Esther Ávarez, Presidente da Fundação In-Nova
• Ricardo Giorgi, Representante da ISC2 Brasil
• Evandro Hora, Sócio-Fundador e Presidente do Conselho de Administração da Tempest
• à divulgar

Moderador:
Coronel Marcelo Paiva Fontenele, Chefe do Núcleo da Escola Nacional de Defesa Cibernética (NuENADCiber)


15:05 – 16:35
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO PREMIUM

INICIATIVAS PARA PROTEÇÃO CIBERNÉTICA DAS INFRAESTRUTURAS CRÍTICAS ESTRATÉGICAS

A ameaça do terrorismo internacional e o crescente número de desastres naturais constituíram, em cada País, um desafio crescente para a proteção das infraestruturas críticas. O painel busca apresentar e discutir o cenário atual e os desafios da indústria em estabelecer padrões e metodologias adequadas para definição de proteções adequadas e que evitem o comprometimento de uma Infraestrutura Crítica Estratégica para um país.

Painelistas:
• João Roberto de Castilho Maksoud, Gerente Executivo do Operador Nacional do Sistema (ONS)
• Maria Teresa Tolu Brasil, Gerente de Segurança da Informação da Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN)
• Arthur Pereira Sabbat, Diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações da Presidência da República (DSIC/PR)
• Cesar Henrique Romão, Assessor do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro

Moderador:
Marcos Allemand, Analista de Sistemas do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO)


16:40 – 17:10
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO PREMIUM

COFFEE BREAK


17:15 – 18:35
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO PREMIUM

CYBER THREAT FRAMEWORK - MODELO DE AMEAÇAS CIBERNÉTICAS

Palestrante:
Paul de Souza, Founder and President at Cyber Security Forum Initiative


18:40 – 19:00
AUDITÓRIO PRINCIPAL  ACESSO PREMIUM

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO


10:30 – 12:00
AUDITÓRIO DE COMUNICAÇÕES E GUERRA ELETRÔNICA  ACESSO LIVRE

ANÁLISE DE SINAIS E FUSÃO DE DADOS

Na primeira onda de conhecimento, estima-se que a informação disponível dobrava a cada 150 anos. Na segunda, a cada 50. Na terceira onda, iniciada em 1950, dobrava em dez anos. Hoje, em plena era da informação, o conhecimento produzido pela humanidade deverá dobrar a cada 73 dias até 2020. Diante desse fato, torna-se indispensável o emprego de ferramentas e técnicas destinadas a analisar, recombinar e produzir novos conhecimentos a partir da quantidade massiva de dados que são gerados a a cada segundo. Nesse cenário, a fusão de dados e a análise técnica de sinais eletromagnéticos em atividades de inteligência são recursos indispensáveis colocados à disposição do profissional respectivo, com o objetivo de fazer frente a enorme quantidade de informação disponível gerada pelos sensores atuais e produzir conhecimento de alto valor agregado, correlacionado e confirmado por outras fontes de dados disponíveis. A palestra apresentará os principais conceitos, técnicas e tecnologias atualmente aplicáveis à fusão de dados e análise de sinais eletromagnéticos.

Palestrante:
Carlo Simotti, CEO da Sigma Integrated Systems


13:00 – 15:00
AUDITÓRIO DE COMUNICAÇÕES E GUERRA ELETRÔNICA  ACESSO LIVRE

MEDIDAS DE PROTEÇÃO ELETRÔNICA DE NÃO COMUNICAÇÕES

Plataformas móveis e sistemas de armas, de sensoriamento e de navegação são ativos de alto valor tático, permanentemente classificados como alvos pelos sistemas de detecção e neutralização de ameaças do oponente. Dessa forma, torna-se imprescindível dotar tais sistemas de meios de sobrevivência e furtividade à guerra eletrônica oponente, seja para evitar sua destruição física, seja para evitar a negação de seu emprego efetivo, ocasionada por ataques eletrônicos, deliberados ou não. Neste painel serão abordadas as principais tecnologias emergentes de MPE (Medidas de Proteção Eletrônica ) aplicáveis aos sistemas de sensoriamento, de navegação (classificados militarmente pela categoria “Não Comunicações”) e de autoproteção das plataformas militares.

Painelistas:
• à divulgar
• à divulgar
• à divulgar

Moderador:
• à divulgar


15:30 – 17:00
AUDITÓRIO DE COMUNICAÇÕES E GUERRA ELETRÔNICA  ACESSO LIVRE

TECNOLOGIA FOTÔNICA APLICADA À DEFESA

Em face da alta complexidade dos cenários operativos hodiernos, a dimensão representada pelo espectro eletromagnético tornou-se extremanente densa, superpopulada por emissões de diversas fontes, naturezas e finalidades. Sistemas operando exclusivamente com sinais de RF, nesse contexto, têm se mostrado pouco eficientes, dada a dificuldade natural em se manipular e processar sinais de RF complexos. Ademais, técnicas e tecnologias de tratamento e conversão de sinais ópticos, com todas suas vantagens e limitações, têm se popularizado rapidamente, permitindo a convergência entre RF e óptica no campo ora denominado “fotônica sobre micro-ondas” (Microwave Photonics). Nesta palestra, serão abordadas as principais tecnologias emergentes referentes ao campo de microwave photonics, com ênfase no advento do radar fotônico, suas vantagens, possibilidades de emprego na defesa e segurança e estágio atual de desenvolvimento.

Palestrante:
à divulgar


10:30 – 11:20
AUDITÓRIO DE SIMULAÇÃO  ACESSO LIVRE

AUMENTANDO A EFICIÊNCIA DO TREINAMENTO MILITAR AO EMPREGAR SIMULADORES VIRTUAIS

Simuladores não são um fim em si mesmo. Precisamos conhecer a melhor maneira de se alcançar a sua eficiência e eficácia. Esta apresentação visa fomentar o desenvolvimento de pesquisas acerca de metodologias de emprego do simulador e apresentar resultados parciais obtidos no (CIAvEx).

Palestrante:
Major Rodrigo de Souza Mendes, Chefe da Seção de Vôo Virtual do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx)


14:00 – 14:50
AUDITÓRIO DE SIMULAÇÃO  ACESSO LIVRE

APLICAÇÕES DE TECNOLOGIAS DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NA ÁREA MILITAR

O paradigma da modelagem e simulação para o projeto e desenvolvimento de sistemas aeronáuticos ganhou bastante força nos últimos anos e hoje é uma realidade neste setor. Neste contexto, o objetivo desta apresentação é mostrar como a engenharia de sistema se beneficia.

Palestrante:
Diego Cordeiro Barboza, SENAI/RJ


15:10 – 16:00
AUDITÓRIO DE SIMULAÇÃO  ACESSO LIVRE

O PAPEL DA SIMULAÇÃO NO PREPARO DA FORÇA TERRESTRE

Palestrante:
General de Divisão José Eduardo Pereira, 1º Subchefe do COTER

PATROCINADORES E APOIO

23 - 26 ABRIL 2018 
CENTRO INTERNACIONAL DE CONVENÇÕES DO BRASIL
BRASÍLIA - BRASIL

DIAS E HORÁRIOS

23 abril • 18:00h - 22:00h
24 abril • 10:00h - 19:00h
25 abril • 10:00h - 19:00h
26 abril • 10:00h - 19:00h

CONTATO

Prospectare Brasil - Divisão de Eventos 
events@prospectarebrasil.com
+55 61 3542-6000

EVENTO SIMULTÂNEO